terça-feira, 17 de março de 2009

Siem Reap e Angkor

Antes de tudo deixem-me ja dizer que estou a adorar o Cambodja! Siem Reap eh uma cidade pequena mas, mal desembarcarmos, surpreendeu-nos logo pelo bonito aeroporto. De seguida, o nosso hotel mandou um tuk-tuk buscar-nos (gratuitamente!) para nos trazer ah Ei8ht Rooms Guesthouse, um hotel gay friendly de muito bom gosto, como nao podia deixar de ser. Por 24 dolares temos um quarto com uma decoracao tipica mas sofisticada, tv, dvd, frigorifica, ar condicionado e agua quente! Alem disso, temos internet de graca e na recepcao disponibilizam dvds para vermos no quarto. Ja vimos o Slumdog Millionaire e hoje devemos ver o The Reader. Definitivamente um hotel que aconselho!
O centro de Siem Reap tem uns quarteiroes de edificios de dois pisos, estilo colonial, cheios de guesthouses, cafes, bares e restaurantes super giros e com optimo aspecto. Varios deles seriam um sucesso em qualquer capital europeia. Ah noite ate encerram as motas e carros uma rua chamada Bar St. E a comida daqui eh deliciosa, sobretudo um prato chamado Amok que consiste em peixe com caril e leite de coco, servido numa folha de bananeira. E os batidos de ananas e manga sao igualmente bons. Ha varios mercados engracados mas onde todas as bancas vendem a mesma coisa. Os produtos mesmo bons e bonitos, sejam de seda, esculturas ou fotografias, e que se encontram em lojas de artesanato sao bastante mais caros. Eh pena porque da vontade de comprar imensas coisas, desde especiarias, chas, tecidos a oleos de massagens... Mas nem o dinheiro, nem o espaco na mala abundam!
Por falar em dinheiro, e uma vez que um jantar nesses restaurantes mais giros nos ficou em cerca de 18 dolares, ontem resolvemos comer nas bancas de rua onde todos os pratos custam 1 dolar! E nao nos arrependemos, tanto que hoje vamos la voltar. A refeicao consistiu nuns noodles com galinha e uns batidos de manga e foi optima!
Pensei que a pobreza aqui fosse mais evidente mas, em nome do turismo, devem te-la "varrido"para outros locais mais longe da cidade e dos olhos dos turistas... Mesmo assim de noite veem-se algumas mulheres com bebes a pedir e na entrada de todos os templos ha grupos de mutilados pelas minas a tocar instrumentos e vender cds.
E agora Angkor. Superou todas as nossas expectativas! Conseguimos negociar com um motorista de tuk tuk transportar-nos durante 2 dias e meio por 35 dolares, o que ate eh um bom preco depois de muita pesquisa de mercado :) No dia em que chegamos resolvemos ir comprar os bilhetes (o passe de 3 dias custa 40 dolares) e ver o por do sol no templo mais conhecido para o efeito. Mal la chegamos apercebemo-nos que isto de ver templos nao eh para qualquer um pois exige capacidades de escalada... Subir os degraus incrivelmente ingremes e irregulares ainda va la, o pior eh para descer... De qualquer maneira, nos e um circo enorme de turistas la subimos a apontamos as maquinas para o que diziam se um por-do-sol fantastico. Entretanto, comecamos a ver umas caras familiares e, pela primeira vez nestas semanas, ouvimos falar portugues. Estava la um grupo da Liberty Seguros, todos com as suas mochilas iguais, e mesmo com ar de portugueses! Eh incrivel como se distinguem logo na multidao, apesar de nao saber explicar porque. Como ja disse, a principal razao para subir a este templo (e que implica uma longa caminhada) eh o por-do-sol pois o templo nao eh nada de especial. Mas de repente, quando o sol ainda ia alto, ouvimos um pintas de calcoes de banho Throttleman, t-shirt justa e uns mega oculos de sol Armani a gritar: "Pessoal da Liberty Seguros, vamos embora para chegarmos a tempo ao restaurante!". E la foram os portugueses embora... Quanto ao por-do-sol, nao foi espcialmente bonito mas o facto de estarmos num templo no meio da selva do Cambodja com imensos monges de tunicas cor de cafao ao nosso lado tornou-o especial.
No dia seguinte acordamos as 4:30 da manha para ver o nascer do sol em Angkor Wat, o ex-libris de Angkor. Chegamos la ainda de noite e posicionamo-nos para o grande acontecimento. Valeu a pena. Eh lindo. Ver de perto uma imagem que ja vi tantas vezes em livros e na televisao eh indescritivel. Angkor Wat eh muito maior do que alguma vez imaginei e ainda demoramos imenso tempo a visita-lo. Claro que voltamos no fim do dia pois o sol nao estava bom para tirarmos fotos ah fachada principal :P Depois disso passamos o resto do dia a visitar templos, desde o que ficou famoso no filme Tomb Raider a uns em que a escalada nos obrigou a um esforco consideravel. Todos eles diferentes e igualmente impressionantes. Em todos se veem baixos relevos lindissimos e muitos em bom estado de conservacao. Muitos dos templos estao a ser recuperados, mas mesmo os que estao mais degradados tem o seu encanto. A meio do dia o calor eh abrasador mas podemos sempre parar para beber uma refrescante agua de coco ou comer fruta, ah venda por todo o lado. O que tambem ha na entrada de todos os templos sao vendedores, sobretudo criancas, a tentar vender-nos bebidas, t-shirts, livros, flautas, etc, e que, apesar de algo insistentes, nao se assemelham em nada aos parasitas que encontramos no Egipto. O dia de hoje foi igual com a diferenca em que acordamos as 7 da manha :) Muito melhor, nao eh? Em ambos os dias devemos ter feito o circuito de forma inversa pois, com excepcao do nascer do sol em Angkor Wat, nao apanhamos muitos turistas apesar da cidade parecer cheia. Mesmo assim, de vez em quando aparece um grupo enorme de japoneses todos cobertos da cabeca aos pes, armados de leques e maquinas fotograficas para chatear um bocadinho...
Quem tiver oportunidade nao deve deixar de visitar o Cambodja, mesmo que numa visita combinada ah Tailandia, Laos ou Vietname. A simpatia das pessoas e os templos de Angkor sao imperdiveis.
Amanha vamos apanhar o autocarro das 8:30 para Phnom Penh, a capital, para depois de amanha seguirmos para Bangkok. E, pela primeira vez desde algum tempo, tenho o blog actualizado!! :)