segunda-feira, 16 de março de 2009

Malapascua (continuacao)

Malapacua eh uma ilha pouco turistica e, como tal, nao ha estradas nem carros, os hoteis sao simples e veem-se bastante mais pescadores do que turistas. O problema disto eh que as praias nao sao tao limpas como nos outros locais que visitamos nas Filipinas onde ate havia separacao de residuos. Ao longo da praia havia muito coral morto, lixo e entulho deixado pelos pescadores, mas mais nas zonas onde os barcos estavam estacionados. Alem deste problema, e uma vez que os principais turistas so la vao para fazer mergulho, nao ha muitas zonas ideais para nadar, pois o fundo do mar esta coberto de uma especie de relva onde abundam as estrelas e o ouricos do mar. A excepcao eh mesmo em frente ao hotel onde ficamos, onde havia uma especie de banco de areia que transformava essa zona da praia numa autentica piscina. E o melhor disto tudo eh que apanhamos a agua a uns deliciosos 27 graus. Ora, como estavam cerca de 30 graus ca fora nem sentiamos a diferenca quando entravamos no mar. Uma maravilha! Eh optimo apenas sair da agua porque ja estamos cansados (o que acontecia passado 1 hora) e nao porque temos frio.
A razao porque os amantes de mergulho adoram a ilha prende-se com o facto de ser o unico local onde se podem ver tresher sharks (uns tubaroes com uma cauda anormalmente grande) a tao pouca profundidade (23 metros). Normalmente eles andam pelos 60 metros de profundidade, mas em Malapascua em determinada altura do dia eles sobem aos 23 metros para irem a uma especie de estacao de limpeza, onde varios peixes os limpam. Esse momento eh ao nascer do sol pois eles tem os olhos muito sensiveis ah luz e os mergulhos devem ser feitos quando o sol ja subiu 20 graus. Apos mergulhar, tem que se ficar imovel no chao ah espera que os tubaroes surjam de um buraco. Por dois dias consecutivos o Goncalo acordou as 4:30 da manha para os ver e nada... So os maniacos do mergulho que merguhavam todos os dias durante a sua estadia eh que os conseguiram ver. Alem disso, no mesmo local mas durante o por-do-sol tambem eh possivel ver mantas gigantes na estacao de limpeza. Mas a probabilidade eh menor do que ver tubaroes.
Como ja tive oportunidade de dizer, os filipinos sao extremamente smpaticos e delicados e em Malapascua nao era excepcao. Sempre que iamos para praia eramos rodiados por miudos que queriam saber o nosso nome, idade, de onde eramos e mexer no meu cabelo (porque tinha caracois), mexer no ipod e, sobretudo, posar para as fotografias. Adoram ver os resultados na maquina :)
Num dos dias fizemos uma excursao a uma ilha chamada Calangaman, que fica a cerca de 1h30 de barco. Nos e um grupo que incluia argentinos, ingleses e um casal chines, desembarcamos numa pequena ilha tropical (infelizmente tambem um bocado suja em algumas zonas) onde tivemos direito a um barbecue e a umas horas bem passadas de molho dentro de agua.
Com os argentinos (que viviam em espanha) tive oportunidade de treinar o meu espanhol, apesar de ser o Goncalo a fazer a conversa quase toda :P Apesar de ser argentino, o homem podia passar por espanhol pois nao falava uma palavra de ingles e era ve-lo a falar naturalmente em espanhol com os filipinos como se fosse suposto eles perceberem alguma coisa! Fora isso, era uma casal bastante simpatico e que ja andava a viajar ha algum tempo. De facto, de todas as pessoas que conhecemos, nao ha ninguem que esteja a viajar menos tempo que nos. Encontramos uma espanhola que ja anda a viajar desde Janeiro, uns alemaes a fazer a volta ao mundo, umas holandesas a viajar ha varios meses num veleiro, etc... Outra coisa eh que, ate chegarmos a Angkor, nao encontramos um unico portugues. E todas as pessoas com quem falamos nos disseram que eramos os primeiros portugueses que eles encontravam. Se calhar andam mais pelo Brasil, o que nao deixa de ser bom. Claro que depos de falar com esta gente toda cinco semanas ja nao parece assim tanto tempo... Sobretudo porque eles se fartam de falar de sitios que eu tambem adorava ir! Paciencia.
O que mais.... Ja sei! Descobrimos um sitio no meio da ilha onde faziam as panquecas mais apetitosas de todos os tempos! Trata-se de uma panqueca do tamanho de um prato grande, dobrada ao meio, recheada com pedacos de banana, ananas e manga e regada com uma especie de xarope de acer. De comer , lamber os beicos e chorar por mais!!!! Uummm, so de falar nisto fiquei com fome, por isso vou para o quaro comer uma bolachinhas e, em principio, amanha conto-vos tudo sobre Siem Reap e Angkor.