segunda-feira, 2 de março de 2009

Island Hopping em El NIdo

A principal actividade em El Nido eh andar a saltar de ilha em ilha num banca boat (barco tipico das Filipinas) e, para isso, vendem-se por todo o lado 4 tours que combinam snorkeling, praia e algumas grutas. No primeiro dia optamos por fazer a tour A, a mais concorrida, e acompanhados de um casal frances, uma alema e um austriaco de tanga e lenco na cabeca mais a sua mulher filipina la fomos nos.
A primeira paragem foi na Small Lagoon da Miniloc Island (talvez o local mais fotografado desta zona), onde quase que entramos pela ilha adentro para encontar uma lagoa lindissima. O barco para numa especie de antecamara com agua translucida e algum coral e, a nado, passamos por um buraco na rocha para nos depararmos com um cenario ainda mais espectacular - uma lagoa em tons de esmeralda rodeada por umas paredes rochosas enormes de onde apetece nao sair. Sem duvida um cenario lindissimo de alguma forma semelhante as Phi Phi, Krabi (na Tailandia) ou Halong Bay (no Vietname), mas com muitos menos turistas. Infelizmente, como o nosso barco parou numa zona sem pe, nao pude levar a minha maquina para documentar tudo isto...
Apesar de de toda a gente ir ali fazer snorkeling, como o Goncalo me disse que os peixes e os corais nao eram nada de especial, optei por epenas nadar e desfrutar da paisagem ate que senti uma dentada extremamente dolorosa no meu pe direito. Mal tive tempo para me aperceber do que tinha acontecido quando senti uma segunda dentada no mesmo pe e igualmente dolorosa! O espirito do Michael Phelps desceu sobre mim e desatei a nadar o mais depressa que pude ate ao primeiro barco que me apreceu ah frente. Infelizmente nao era o meu e fui expulsa, pelo que tive que tentar bater o meu anterior recorde de velocidade e nadar ate ao meu barco (que nao podia estar mais longe!!!). Olhei para o pe e tinha la duas marcas enormes das dentadas e a sangrar. Eu que ate tinha vindo da Malasia mais ao menos curada do meu medo de peixes... Acabou-se o snorkeling!!
Claro que a paragem a seguir foi numa zona em alto-mar e adivinhem para fazer o que? Pois claro, snorkeling... La fiquei no barco a apanhar sol e um principio de escaldao. De seguida fomos para uma praia onde o nosso guia nos preparou um almoco de peixe grelhado, galinha e uma especie de torresmos que todos devoraram, terminanndo com fruta. Ja vos disse que a manga das Filipinas eh absolutamente deliciosa? Infelizmente por aqui nao ha muitas frutas tropicais e eh frequente darem-nos pratos com macas e tangerina, mas a manga eh mesmo excepcional. E as bananas tambem sao muito boas. Ah, e tambem nao apostam nada nos sumos naturais...
Voltando ao passeio, de seguida fomos ah Big Lagoon da Miniloc Island onde "tivemos" (eu nao) que ajudar a desatolar o barco para la entrarmos. Valeu a pena porque era quase tao bonita como a sua "irma" mais pequena. E tivemos a lagoa so para nos pois o nosso guia seguiu um itinerario diferente de todos os outros guias de forma a nunca encontarmos muitos turistas. O dia terminou numa praia, adivinhem la, de areia extremanente branca, palmeiras e agua transparente chamada Seven Commando Beach.
Combinamos com os nossos companheiros de viagem fazer a tour B no dia seguinte. Apesar de nao tao cenica como a do dia anterior, paramos para almocar na Snake Island, cujo nome resulta da existencia de uma tira de areia a unir duas ilhas. O cenario era ideal para imensas fotos e para estar de molho naquel mar azul e de temperatura perfeita. Antes do almoco resolvi ir por a maquina fotografica no barco e, a descer as escadas, de forma distraida coloquei o pe entre dois degraus e estatelei-me completamente dentro de agua mas entre degraus e coradas perante o olhar atonito do frances... Na altura nao senti muito o impacto mas ah noite tinha a parte de tras da perna completamente pisada e dividida em varias nodoas negras. Para ajudar, o tanga man ( o austriaco), com a ganancia de tirar fotografias durante a viagem de barco tropecou e caiu para cima de mim provocando mais duas nodoas negras na perna esquerda e uma na perna direita. Juntando a isto o facto de no dia anterior ter tropecado num tronco e feito uma ferida no pe e me ter esfolado a subir para o barco, neste momento pareco uma vitima de violencia domestica...
Nesse dia ainda visitamos, ou melhor, rebolamos para dentro de uma gruta onde os filipinos se esconderam durante a II Guerra Mundial, fomos a uma Gruta em alto mar que se assemelhava a entrada de uma catedral e de onde sai a sete pes mal ouvi as palavras "sea snakes" e terminamos o dia em mais uma praia idilica.
Por esta altura ja tinha apanhado um escaldao enorme nos ombros, bracos e pescoco... Mesmo com toneladas de protector, o Sol das Filipinas eh implacavel!
Chegamos ao hotel e ainda nao havia agua (que tinha faltado na noite anterior), pelo que resolvemos mudar para um hotel igualmente baratucho e com mosquitos, mas com agua. Uma vez que eu parecia um pimentao de tao escaldada, resolvemos antecipar em 1 dia o nosso regresso a Puerto Princesa e assim visitar o Puerto Princesa Subterranean River National Park, patrimonio da Humanidade e uma das principais atraccoes de Palawan.

3 comentários:

  1. isso sem fotos nao tem graça nenhuma

    ResponderEliminar
  2. Imagens para quê… a descrição está demais! É só rir.Divirtam-se. Beijinhos. Mónica

    ResponderEliminar
  3. És mesmo tu, Inês! Se não são as picadas de melgas, são dentadas de peixes e nódoas negras!!!
    Se era isso que queiras, bastava pedires à Pat, e ela atirava-te das escadas da APA :D E ainda conseguias aterrar numa "lagoa" mais acastanhada do que esmeralda, mas também com uma fauna intensa... até mesmo uma snake :)
    beijocas e diverte-te muito!

    ResponderEliminar