sexta-feira, 3 de abril de 2009

Koh Phangan

Como já disse anteriormente, foi um prazer regressar à Tailândia! Em 2005 já tinhamos descoberto as maravilhosas praias da costa oeste da Tailândia - Koh Racha Yai, Koh Phi Phi, Railay, Koh Kradan e Koh Ngai, e ficado rendidos à sua beleza, à comida e, sobretudo, à simpatia dos tailandeses. Apesar de termos poucos dias para gozar na Tailândia (quem me dera ter tido tempo para explorar as regiões de Chiang Mai e Chiang Rai), foi irresistível passar umas noites, mesmo que poucas, numa das dezenas de ilhas que tinha curiosidade em conhecer.

A eleita foi Koh Phangan ou Koh Pha-Ngan, na costa este, localizada entre Koh Samui e Koh Tao, e cuja fama se deve fundamentalmente à lendária Full Moon Party que, como o nome indica, decorre em todas as noites de lua cheia em Hat Rin Beach e é somente a maior festa na praia do mundo! Infelizmente não estivemos lá durante a lua cheia, mas é sempre bom ter um pretexto para regressar aos locais de que gostámos. A maioria das pessoas que vimos nesta ilha tinha rastas, piercings, tatuagens, vestia-se à hippie dos anos 70 ou como se tivesse vindo de um retiro espiritual da Índia, por isso conseguem imaginar o ambiente mais relaxado e alternativo de Koh Phangan.

Após uma pesquisa intensiva lá escolhi uma praia chamada Ao Thong Nai Pan Noi, no nordeste da ilha, e onde se encontram dois hotéis espectaculares: o Ra Sá Nan Dá Resort e o Santhiya Resort & Spa. Claro que não fiquei em nenhum deles, mas sim no Star Hut Bungalows, o hotel mais barato da praia! E por barato entenda-se 16,6€ por noite! O quarto era básico e só tinha uma cama com mosquiteiro e uma mesinha, mas tinhamos água quente. Um luxo por aquele preço. É verdade que num dos dias, enquanto me estava a encher de creme fechada na casa de banho, olhei para o lado e vi um sapo a entrar pela janela, e poderei ter entrado em pânico por ter as mãos cheias de creme e não ter conseguido abrir a porta para fugir.... Mas isso não interessa nada :P





Nesta altura dizer que a praia era linda, a água quentíssima, etc,, etc., já parece um cliché. Mas é verdade, adorei tudo. A água não tinha aquele tom de turquesa transparente que encontrámos noutras praias, inclusive da Tailândia, mas tinha um tom esverdeado que se enquadrava de forma perfeita naquela baía. E era perfeita para nadar. O difícil era forçar-nos a sair de dentro de água, mesmo quando começava a chover. E olhem que nas três noites em que lá estivemos assistimos a umas trovoadas e chuvas bastante fortes. Mas nada que arruinasse os nossos dias lá. Era apenas uma questão de ir ler ou jogar playstation para a nossa pequena varanda até que regressasse o sol.



Apesar de ter imensa vontade de conhecer o resto da ilha e de haver diariamente barcos que davam a volta à ilha parando em várias praias, optámos por não sair dali de forma a descansar das quatro semanas anteriores e aproveitar os últimos dias que nos restavam antes de voltar à realidade. E que melhor maneira de fazer isso do que massagens? Estou a falar de massagens de 1 hora, virados para o mar, e que foram as melhores massagens de sempre!!!! E baratíssimas! Depois das massagens e um belo banho de água quente, jantávamos na praia (claro que todas as outras refeições também eram na praia) onde podíamos apreciar o meu prato favorito (excepto quando vem picante...) chamado Pad Thai e Fried Rice with Basil and Chicken, o preferido do Gonçalo. Tudo acompanhado por uns deliciosos sumos ou batidos de melancia, ananás ou manga.

Não sei se era só na nossa praia ou se isto também acontecia no resto da ilha, mas a praia parecia uma colónia alemã!! E pelos vistos ao fim de uns dias lá tornavam-se todos amigos. Na manhã em que viemos embora acordámos às 7 da manhã com uma música altíssima e o som de imensas vozes. E isto porque os alemães resolveram organizar uma festa na praia em frente do nosso hotel. E nada melhor do que arranjar umas colunas enormes e dar início à festa de madrugada!! Quando saímos do quarto para tomar o pequeno-almoço parecia que estávamos em Berlim na Love Parade! Vieram alemães de todos os hoteís da praia e ali estavam eles todos de cerveja na mão e alguns completamente bêbados às 8 da manhã... Como disse uma tailandesa com quem partilhámos um taxi em Bangkok, Koh Phangan é a Party Island :)



Sem comentários:

Enviar um comentário